quinta-feira, janeiro 31, 2008

Metáforas...


Lembrando algumas passagens do filme que amo! Umas ds mais belas metáforas que já tive a oportunidade de ler e ouvir. E tem muito a ver comigo. Vou deixar citações nos dois idiomas: inglês e português.




"Signora, between Austria and Italy, there is a section of the Alps called the Semmering. It is an impossibly steep, very high part of the mountains. They built a train track over these Alps to connect Vienna and Venice. They built these tracks before there was a train in existence that could make the trip. They built it because they knew someday the train would come.”


“Senhora, entre a Áustria e a ltália há uma região dos Alpes chamada Semmering. É uma área muito alta, na montanha, e muito íngreme. Eles construíram um trilho de trem ligando Viena a Veneza. Eles construíram o trilho antes de existir um trem para percorrê-lo. Eles construíram porque sabiam que um dia o trem viria.”





“Listen, when I was a little girl, I used to spend hours looking for ladybugs. Finally, I'd just give up and fall asleep in the grass. When I woke up, they were crawling all over me.”


“Quando eu era uma garotinha, eu ficava procurando por joaninhas. Finalmente, eu desistia e adormecia na grama. Quando eu acordava, elas estavam em cima de mim.”


Estes fragmentos foram tirados do filme "Sob o Sol da Toscana". Também podem ser encontrados no livro homônimo.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Vida

Vida
Pelas ruas da cidade pessoas andam num vai e vem
Não veêm o cair da tarde vão nos seus passos como reféns
De uma vida sem saída vida sem vida mal ou bem
Pelos bancos desses parques, ninguém se toca sem perceber
Que onde o sol se esconde, o horizonte tenta dizer
Que há sempre um novo dia, a cada dia em cada ser
***
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura
Pra encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de si além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
***
Pelos becos, pelos bares pelos lugares que ninguém vê
Há sempre alguém querendo uma esperança, sobreviver
Cada rosto é um espelho de um desejo de ser de ter
Talvez quem sabe por essa cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E dê vontade de se dar aos outros sem medida.
***
Fábio Júnior
******
Hoje acordei com essa canção na mente. Sempre gostei dela e fazia tempo que não a lembrava. É impressionante como as músicas marcam momentos da nossa vida. Nem todas lembram bons momentos, é verdade. Mas quando elas nos remetem a momentos marcantes... ah...nossa é como se vivêssemos tudo outra vez. E como é bom lembrar. E isso não significa viver no passado, como muitos teimam em dizer. "Lembrar é sofrer tudo novamente". Certo! Mas isso quando são momentos tristes, não é mesmo? E as grandes alegrias? As emoções vividas? Que mal faz lembrá-las? Esta música, em especial, me traz boas lembranças e também momentos tristes. Não significa, porém, que eu esteja triste. Na verdade, sinto-me só apática. Mas isso passa...

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Divagando...


"Não pense que escrevo aqui o meu mais íntimo segredo pois há segredos que eu não conto nem a mim mesma. E não é só o último segredo que não revelo: há muitos segredinhos primários que eu deixo que se mantenham em enigma. Entrego-me ao doce convívio da eternidade. Mas esta eu não sei se mereço."


Clarice Lispector

sábado, janeiro 05, 2008

Inquietações


"O bom é ser inteligente e não entender.
É uma benção estranha,
como ter loucura sem ser doida.
É um desinteresse manso,
é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação:
quero entender um pouco.
Não demais:
mas pelo menos entender que não entendo."

(Clarice Lispector)
O post de hoje é uma singela homenagem ao blog de uma amiga muito querida: a Dequinha. O blog Inquietações está completando um ano. E gostaria de agradecer pela menção ao meu nome no post de Aniversário. É um prazer ler seus escritos, amiga! Que nossa amizade seja eterna.

terça-feira, janeiro 01, 2008

Feliz Ano Novo!

Todo novo ano que se inicia traz um espírito de novidade. É como se um caderno novinho nos fosse dado. Cabe a cada um de nós preencher as inúmeras páginas brancas. São os 365 dias que sonhamos realizar os mais diversos desejos, projetos e o que mais vier. Infelizmente essas páginas brancas não são inteiramente preenchidas por nós mesmos. Afinal há acontecimentos que escapam a nossa vontade. Por mais que desejemos nem sempre conseguimos pôr tudo que desejamos em prática. Às vezes por incapacidade de levar um projeto adiante ou até mesmo por desleixo. Não estou querendo ser pessimista, muito pelo contrário, normalmente sou otimista. Mas confesso que cansei de fazer planos. Prefiro não planejar a longo prazo. Assim as frustrações doem menos. A minha mensagem de hoje é que devemos viver cada um dos dias vindouros como se fossem únicos. Nada de ficar esperando pelo dia perfeito. Esse dia nao existe. Estejam preparados para o que vier: alegrias, tristezas, conquistas, perdas, lágrimas, sorrisos, realizações, emoções e tudo o mais. É assim que sempre preecheremos as páginas brancas que nos são dadas por Deus. É assim que devemos viver. Eu desejo o melhor para todos vocês!
FELIZ 2008!!!!