quarta-feira, fevereiro 26, 2014

O silêncio que precede a calmaria

"A palavra “solidão” faz pensar em tristeza. E é verdade. Solidão é triste. Mas uma pitada de tristeza não é tão ruim quanto se pensa. O que é realmente ruim é uma coisa que acontece quando não estamos em solidão, quando estamos no meio dos outros. Os outros exigem de nós que estejamos sempre alegres. Por isso se fazem tantas festas e se oferecem tantos churrascos no fim de semana: para espantar a tristeza. O fim de semana é ameaçador. O fim de semana é onde mora a possibilidade de estar sozinhos. A solidão, a tristeza… Festas e churrascos são rituais mágicos cujo objetivo é exorcizar a solidão. É só a gente ficar silencioso e meditativo que uma pessoa bem intencionada nos procura para saber o que está acontecendo. Fernando Pessoa sabia o que estou dizendo. E colocou num verso: “Oh! A suprema felicidade de não precisar de estar alegre!” Um pouco de tristeza faz bem à alma. Ela fica mais bonita. Alberto Caeiro, falando sobre a sua solidão, dizia que “toda a paz da Natureza sem gente vem sentar-se ao meu lado. Mas eu fico triste como um pôr-de-sol quando esfria no fundo da planície e se sente a noite entrada como uma borboleta pela janela. Mas a minha tristeza é sossego porque é natural e justa e é o que deve estar na alma…” A paz da natureza sem gente! Pense nisso. Com gente, a natureza perde a paz. O falatório nos rouba da comunhão com as montanhas, com as árvores, com o pôr-de-sol…"

[Rubem Alves]

O que seria do mundo se não houvesse esses momentos de introspecção na vida das pessoas? Eu acredito que são momentos necessários para nosso autoconhecimento. Às vezes a vida nos cobra que paremos e pensemos sobre ela. E a verdade é que nos momentos de tristeza que somos "obrigados" a refletir. Nas alegrias temos tendência a viver o momento sem pensar muito sobre. Quem para para refletir naquelas situações de intensa alegria?  Dificilmente você vai ficar parado no seu cantinho, ouvindo música para pensar. No máximo vai sair, vai curtir, encontrar os amigos e quando ouve música geralmente é para dançar. 

Creio que não sou a única. Quando estou triste, eu me recolho. E penso! Vivo intensamente esta fase de recolhimento. Eu reflito sobre a razão da minha tristeza e sobre a vida. Eu rememoro momentos recentemente vividos e de quebra vem todos os outros vividos no passado. Nos primeiros dias, as lágrimas insistem em rolar incessantemente e preciso até me controlar para não chorar em público. (Sim. Eu odeio chorar em público.) Controlo sempre as minhas emoções. Por isso essa necessidade de recolhimento. Necessito estar sozinha para curtir a minha fase down. E aí eu ouço todas as músicas tristes que existem, eu leio romances, eu leio e eu penso! E eu produzo mais também. Sinto-me inspirada para escrever. E eu escrevo, embora nem sempre poste aqui.

Depois de dias vivendo de introspecção, aos poucos eu vou voltando à vida normal. Começo a ver uma luz no fim do túnel. Começo a pensar mais positivamente e a entender que a vida continua mesmo que não esteja tudo da forma como eu quero. Que é a vida afinal senão isso? Não se pode ter tudo. E preciso entender isso. A gente cresce com os duros golpes da vida. Mas não devemos nos desesperar, pois Deus tem um plano para cada um de nós. E ter fé nEle é o que me move. Sinto-me mais renovada a cada dia e acredito que dias melhores virão.

domingo, fevereiro 23, 2014

A força do pensamento positivo

Às vezes a vida da gente dá uma reviravolta e acabamos sem chão. Nós nos sentimos como se tivéssemos levado uma rasteira do tempo. E quando isso acontece parece que o mundo acabou. Os dias nascem cinzentos mesmo que o sol esteja brilhando e um esplêndido céu azul esteja se exibindo lá fora. Difícil não se deixar levar pela maré de tristeza. 

O mundo não é um mar de rosas. Sabemos disso. A alegria está ali, mas a irmã dela,  dona Tristeza sempre volta algum dia para nos visitar. É uma visita indesejada, claro, mas não tem como não impedi-la de entrar. Ela sempre entra sem bater. Quando ela se instala, nos deixa pra baixo e sem ânimo para mais nada. Lágrimas teimam em rolar sempre que lembramos do motivo da nossa alegria. E é impressionante como essa visita indesejada nos faz lembrar, relembrar e ficar remoendo o que não deu certo. Ficamos procurando respostas que não vêm. Nós negamos a entender, a aceitar. 

O problema é que a tristeza não irá embora enquanto dermos poder a ela. Enquanto ficarmos remoendo as dores, nada irá mudar. Somente quando nos dispomos a mudar nosso pensamento, é que ela vai perder força e um dia  partirá. Cultivar pensamentos negativos não ajudará em nada.

Ler muito sobre os malefícios das energias negativas e saber da importância de se cultivar pensamentos positivos tem me ajudado muito. Sei que pensar positivo vai me ajudar a atrair coisas boas para minha vida. Não pense que é fácil. Nunca foi e nunca será, mas a gente pode e deve tentar. Depois de chorar muito e curtir o momento down, é preciso levantar a cabeça e ter fé de que dona Alegria voltará. Acreditar na força do nosso pensamento é o primeiro passo para mudar esse momento.

Li uma frase, da qual não sei a autoria, mas gostei muito que diz "Não há nada de errado em, de vez em quando, chorar e pedir a Deus que nos coloque no colo." Só ELE pode nos confortar nestas horas difíceis. Se apegar a Ele é o passo fundamental.

Não digo que as coisas estão às mil maravilhas agora, mas acredito que meu desejo vai se realizar. E agora cito outra frase importante para acreditar que o sorriso vai voltar. "Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.". Eu acredito!

Para terminar o post, deixo aqui o vídeo dessa canção maravilhosa do grande Raul Seixas. É para não esquecermos de continuar e de lutar por aquilo que tanto almejamos.




quarta-feira, fevereiro 19, 2014

A vida precisa do vazio

“A vida precisa do vazio: a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta. A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida. Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito. E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas. A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio. Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar. São umas chatas quando não são autoritárias. Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar. A essas pessoas é fácil amar. Elas estão cheias de vazio. E é no vazio da distância que vive a saudade…”

[Rubem Alves]

É no silêncio que minha alma transborda....

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Pra gente se desprender



Eu sinto o tempo pairando em outro tempo
Correndo bem lento nas asas de um beija-flor
Que espera a flor acordar enquanto o dia não vem
Geleiras vão desabar mudando a cor do mar
Imenso que leva abraços e esperas
Minutos são eras a cada passo pro fim
Se o universo girar pra gente se desprender
Te encontro em outro lugar em paz
Ou não ou nunca mais

Agora é hora da gente se esquecer
Que o tempo e o vento não vão parar de bater
E a cada ponto final a história vai repetir
A gente é mais que um plural e a vida é muito mais
Que a gente espera temendo a toda queda
Deixa a geleira cair e o beija-flor descansar
Um novo agora virá
Escute o som do mar

[Marcelo Jeneci]
VOZ: Laura Lavieri

domingo, fevereiro 16, 2014

Don´t go away

Porque certas músicas cabem direitinho no que a gente quer dizer....

Don´t go away


Cold and frosty morning

There's not a lot to say

About the things caught in my mind

And as the day was dawning

My plane flew away

With all the things caught in my mind



I don't wanna be there when you're coming down

I don't wanna be there when you hit the ground



So don't go away

Say what you say

But say that you'll stay

Forever and a day

In the time of my life

'Cause i need more time

Yes, I need more time just to make things right



Damn my situation

And the games i have to play

With all the things caught in my mind

Damn my education

I can't find the words to say

About the things caught in my mind



I don't wanna be there when you're coming down

I don't wanna be there when you hit the ground



So don't go away

Say what you say

But say that you'll stay

Forever and a day

In the time of my life

'Cause i need more time

Yes, i need more time just to make things right



Me and you what's going on?

All we seem to know is how to show

The feelings that are wrong



So don't go away

Say what you say

But say that you'll stay

Forever and a day

In the time of my life

'Cause i need more time

Yes, i need more time just to make things right



Don't go away

[Oasis]

terça-feira, fevereiro 11, 2014

PRECE

Senhor, que és o Céu e a Terra, que és a Vida e a Morte
O Sol és Tu e a Lua és Tu e o Vento és Tu, também
Onde nada está, Tu habitas
Onde tudo está - (o Teu templo) - eis o Teu corpo
Dá-me alma para Te servir e alma para Te amar.
Dá-me vista para Te ver sempre no Céu e na Terra
Ouvidos para Te ouvir no Vento e no Mar
E mãos para trabalhar em Teu nome. 

Torna-me puro como a Água e alto como o Céu
Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos
Nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos
Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos
E Te servir como a um pai. 

Minha vida seja digna da Tua presença
Meu corpo seja digno da Terra, Tua cama
Minha alma possa aparecer diante de Ti
como um filho que volta ao lar 

Torna-me grande como o Sol
para que eu Te possa adorar em mim
Torna-me puro como a Lua
para que eu Te possa rezar em mim
E torna-me claro como o Dia
para que eu Te possa ver sempre em mim
Senhor, protege-me e ampara-me
Dá-me que eu me sinta Teu
Senhor, livra-me de mim!


[Fernando Pessoa] 

Video- Voz: Maria Bethânia

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Cartas são ridículas?

"Fernando Pessoa, na pele de Álvaro de Campos, diz que todas as cartas de amor são ridículas. Guimarães Rosa revela que a vida quer coragem da gente. E eu concordo, Álvaro. E eu te dou toda razão, Guimarães. Queria eu, naquele dia em que lacrei o envelope, ter sido mais ridículo e ter tido muito mais coragem. Isso evitaria o meu remorso ao confessar nesse momento que a última carta que escrevi foi em dois mil e sete; eu tinha vinte e três anos e ela nunca foi entregue." [Pedro Gabriel]

Estava zapeando pelo Facebook  e tive a oportunidade de ler um artigo maravilhoso da Editora Intrínseca: A última carta que escrevi. E aí divaguei. Texto muito interessante que me fez lembrar o quanto era maravilhoso (e ainda é) receber cartas. Nos dias atuais, quase não se escrevem mais cartas. Culpa da modernidade, da era da internet que tornou tudo instantâneo demais. Não que isso não tenha lá suas vantagens. Claro que tem. Não sejamos hipócritas em dizer que não. Mas também não podemos esquecer de como é mágico receber cartas. Estou falando de cartas em geral sejam elas de amor, de amigos ou familiares. A delícia de receber uma missiva escrita de próprio punho, em um papel especial ou não dentro de um envelope seja ele simples ou decorado é algo que encanta. Saber que alguém dedicou um tempinho para lhe escrever umas poucas ou muitas linhas é maravilhoso. E é ainda mais gostoso receber quando menos se espera por ela.

 A maioria dos jovens de hoje não sabem o que é receber uma carta. Muitos mal sabem como fazer para enviar uma. Tiro por meus alunos. Cheguei a criar um projeto de troca de correspondência na escola. Para a maioria deles, era uma novidade. Muitos mal sabiam como fazer para enviar. 

Infelizmente ao verificarmos nossa caixa de correio só encontramos mala direta e faturas. Encontrar uma cartinha ou um cartão-postal é a coisa mais rara hoje em dia. Mas lembro de uma época em que eu recebia dezenas de cartas por semana. Eram cartas desses grupos de troca de correspondência. Nossa! Como era maravilhoso ler cada uma delas e depois sentar para respondê-las. E mais gostoso ainda era esperar pela resposta.

E as cartas de amor? A mais especial de todas elas! Quem nunca recebeu ou escreveu uma carta de amor? Creio que os mais jovens dirão que nunca receberam. Contentam-se com apenas breves mensagens por SMS, whatsapp ou facebook. Eu já recebi e também já escrevi. Não muitas, mas as que recebi foram especiais porque vieram de pessoas muito importantes para mim na ocasião. E recentemente tive o prazer de receber uma cartinha especial de alguém que ainda é muito especial para mim. Depois de tanto tempo sem receber uma, foi muito mágico. Fiquei um tempão admirando o envelope, a grafia no mesmo e depois ao abrir a carta pude me deliciar com cada palavra escrita. 

Hoje as pessoas têm preguiça de escrever e não têm paciência de esperar. Culpa desse nosso mundo louco em que tudo é rápido demais. E você já escreveu cartas? Já as recebeu?